Aparecimento de pellets na Europa
Na Europa, Galícia e Astúrias ativam Nível 2 de Alerta por causa do aparecimento de pellets em suas praias.
O grupo “Ecologistas em Ação” denunciou que a “maré de pellets” foi causada por um acidente que teria ocorrido em dezembro com navio de carga na costa de Portugal.
Em razão disso, nos primeiros dias de janeiro deste ano, a Galícia ativou o nível 2 de alerta ambiental. Alguns dias antes, o Principado de Astúrias também havia ativado o alerta pelo mesmo motivo.
O anúncio da ativação foi feito pela Junta da Galícia (equivalente ao governo de Estado brasileiro). Em seguida,. a Cantábria tomou a mesma decisão.
Apesar de técnicos do próprio governo terem confirmado que as descargas de pellets “não são tóxicas” e, provavelmente, produto da indústria, com a ativação do Nível 2 de Alerta, as comunidades afetadas podem ter direito o apoio do Estado para a limpeza das praias.
No caso em questão, o responsável parece já ter sido identificado.
Vale lembrar que no Brasil, a ocorrência de interdição de praias por episódio de poluição poderá ensejar a imposição de multa administrativa no valor de até R$ 50 milhões. Ainda poderá sujeitar o responsável à pena de reclusão de 1 a 5 anos, por dificultar o uso público das praias. Isso sem contar com o dever de indenização dos prejuízos ambientais e individuais suportados.