Caminho de Periabu
Fundada na década de 1940 e com apenas 13 mil habitantes, a cidade de
Peabiru fica a cerca de 500 Km de Curitiba-PR. A cidade guarda restos de uma rota histórica de 4 mil quilômetros de extensão.
É o chamado Caminho de Peabiru, uma rede de trilhas usadas originalmente pelos povos indígenas da América do Sul e que ligava o Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico.
Algumas teorias afirmam que a trilha data de cerca de 400 ou 500 d.C., enquanto outras sugerem que ela remonta até 10 mil anos atrás, aos caçadores-coletores paleoindígenas.
Independentemente de sua origem, a verdade é que o Caminho de Peabiru foi a estrada transcontinental mais importante da América antes de Colombo.
O Departamento de Arqueologia do Museu Paranaense, em Curitiba, guarda muitos achados que comprovam a existência da trilha. Recentemente, dentro de um plano turístico do Governo do Paraná, voluntários e funcionários do governo demarcaram e criaram trilhas de caminhada inspiradas no Caminho original.
A ideia é mapear um provável trecho do Caminho para ciclismo e caminhadas, atravessando o Estado desde o litoral até a fronteira do Paraguai, passando por mais de 80 municípios. Algumas trilhas já estão abertas ao público.
Vale lembrar que as atividades de ecoturismo, às vezes, não decorrem de iniciativa voluntária, mas resultam da imposição de restrições, como o tombamento e a criação de Unidades de Conservação.
Neste cenário, quando realizadas de maneira planejada, as atividades de
ecoturismo tendem a fomentar a economia local ao atraírem visitantes alinhados com os propósitos de conservação da natureza e de preservação da memória e da cultura locais.
Iniciativas como essa são essenciais para a proteção da memória e preservação do meio ambiente e, também, para o incremento da economia.