Como escolher uma consultoria para o gerenciamento de áreas contaminadas
Um dos problemas recorrentes enfrentados no gerenciamento de áreas contaminadas diz respeito à equipe técnica envolvida nos processos. Assim como cada médico tem sua especialidade, cada empresa de consultoria possui uma expertise característica.
Logo, é fundamental avaliar bem quais delas oferecem as soluções mais eficazes e de qualidade para o seu problema, considerando as fases do processo de gerenciamento de áreas contaminadas e a finalidade do serviço contratado.
Para uma boa contratação, primeiramente é necessário identificar as consultorias ambientais que têm experiência nos problemas que você enfrenta. Áreas contaminadas demandam profissionais com diferentes formações e envolvem uma gama de serviços e técnicas próprias para cada área.
Abaixo listamos atitudes que identificamos sobre o assunto que ajudam a validar sua escolha e entender como cada empresa atuará durante o processo de remediação.
Comparar as propostas é um ponto-chave
Assim como advogados precisam de um escopo bem definido para participar de uma concorrência, as consultorias também devem ser prospectadas a partir do estabelecimento de critérios objetivos, para além da apresentação do volume de recursos e os momentos de seu desembolso. A definição de um escopo permite estabelecer métricas que visam assegurar que a comparação entre propostas seja adequada.
Contratar a opção mais barata pode levar a surpresas. Consultorias com experiência em situações específicas podem entender melhor as necessidades de um projeto.
Outro aspecto a ser observado na comparação de propostas é que algumas consultorias oferecem orçamentos por unidade, como quantidade de poços para coleta de análises. A ausência de certeza sobre a demanda de poços de monitoramento, por exemplo, pode criar diferenças significativas nos preços, levando o empreendedor a escolher a opção mais barata, mas que desconsidera custos adicionais, de modo que é preciso que os contratos prevejam desde logo como essas questões serão abordadas.
Com propostas equalizadas, será possível garantir que todas estejam considerando a mesma situação e tenham o mesmo escopo. Essa prática ajuda a esclarecer dúvidas e solicitar ajustes antes da contratação, evitando desentendimentos durante a execução do trabalho.
Conferir o escopo do trabalho e sua conformidade com as normas é outro passo importante
Se você não tem o domínio necessário, é recomendável contar com um consultor que ajude a verificar se as ações propostas estão corretas e adequadas, para ajudar a interpretar e estabelecer expectativas reais para o projeto.
É relevante também considerar que cada fase do gerenciamento de áreas contaminadas exige conhecimentos específicos. Essa diversidade garante que todas as etapas do projeto, desde sondagens até a remediação, sejam executadas eficientemente.
Assim, é fundamental buscar assessoria de bons profissionais que atendam às necessidades específicas do seu projeto. Isso garante que você faça a melhor escolha e obtenha os melhores resultados.
Para saber mais sobre o assunto e sobre o gerenciamento de áreas contaminadas, assista o nosso workshop: https://www.youtube.com/watch?v=8SJ3vovdbiQ