
Como sua empresa pode se preparar para um futuro sustentável?
Com a COP30 marcada para acontecer em Belém, no Brasil, em 2025, a discussão sobre sustentabilidade empresarial ganha destaque. O evento, que reúne lideranças globais para definir estratégias no combate às mudanças climáticas, é também um termômetro para o que se espera das empresas no futuro próximo. Não se trata mais apenas de responsabilidade socioambiental, mas de sobrevivência e relevância no mercado.
Sustentabilidade: de opção à obrigação
Adotar práticas sustentáveis deixou de ser diferencial competitivo e passou a ser condição capital para operações conscientes, alinhadas à legislação e às expectativas da sociedade. No Brasil, normas como a Lei de Política Nacional do Meio Ambiente, a Lei de Resíduos Sólidos e o Marco Legal do Mercado de Carbono dão o tom dessas exigências. Conhecê-las é o primeiro passo para o compliance.
Mas antes de começar agir, é preciso entender. Por exemplo, qual é o impacto ambiental da minha empresa? Como está resolvida a questão do gerenciamento de resíduos? Há desperdícios evitáveis? Há formas de aproveitamento diferente desses resíduos, ao invés de sua disposição final? Com base nesse diagnóstico, é possível traçar metas realistas e mensuráveis.
Implementar sustentabilidade também envolve inovação. E o que tem de tecnologia disponível para melhorar o que fazemos no presente? Há oportunidades de investimentos em novas tecnologias para melhorar a performance socioambiental do seu negócio? Sistemas de monitoramento e uso de energias renováveis com foco em transição para a economia de baixo carbono são apenas algumas ferramentas disponíveis. Além de gerarem economias no longo prazo, essas medidas reforçam o compromisso da empresa com o futuro.
É preciso garantir engajamento interno e externo
A proximidade da COP30 no Brasil coloca o país em destaque global e aumenta a responsabilidade das empresas nacionais. Participar das discussões, aderir a programas de certificação ambiental, como ISO 14001 ou Selo Verde, comparecer a compromissos que envolvem questões socioambientais são formas de liderar as discussões pelo exemplo, para além de participar do movimento.
Mudanças sustentáveis dependem do envolvimento de todos nós. Capacitar colaboradores, envolver stakeholders e comunicar resultados são estratégias que devem estar presentes em um plano de ação. A transparência nas iniciativas ambientais consolida a reputação e atrai investidores, clientes, parceiros e consumidores cada vez mais exigentes.