Divulgação de relatório sobre a avaliação dos valores e da valorização da natureza do biênio 22/23.

O IPBES (Plataforma Intergovernamental de Políticas Científicas sobre Biodiversidade e Serviços Ecossistêmicos) é uma organização criada para melhorar a interface entre a ciência e a política, particularmente nas questões que envolvem biodiversidade.

Em colaboração com a ONU, o IPBES acaba de divulgar seu relatório sobre a avaliação dos valores e da valorização da natureza do biênio 22/23. O objetivo maior é servir de guia para agentes políticos que tomam decisões. Segundo o IPBES, diferentes visões de mundo e sistemas de conhecimento influenciam a maneira como as pessoas interagem e valorizam a natureza.

Por isso, todos esses valores devem ser considerados para enfrentar eficazmente a atual crise da biodiversidade. A avaliação de valores fornece diretrizes, critérios, ferramentas e um roteiro para navegar pelas formas como os valores atuam nas decisões, bem como o papel que os valores e a avaliação podem desempenhar na consecução de caminhos mais sustentáveis.

Deve-se notar que a avaliação não fornece quantificações (por exemplo, em indicadores monetários ou outros) dos diversos valores da natureza em todo o mundo, uma vez que a sua ênfase está nas metodologias. O relatório de avaliação é composto por um resumo para orientar processos de tomada de decisão.

O relatório aproveitou para relembrar as diversas maneiras como as pessoas se relacionam com os valores naturais:

A natureza é valorizada pela sua capacidade de fornecer recursos;
A natureza é valorizada pelos seus processos de suporte à vida;
A natureza é valorizada como cenário para a vida, para as práticas e as diversas culturas das pessoas;
A natureza é valorizada e percebida como uma parte física, mental e espiritual de todas as pessoas da Terra.

Acesse a íntegra do relatório em https://lnkd.in/dp4vjpnr