Jogos Olímpicos de Paris

No dia 26 de julho começam em Paris as Olimpíadas 2024. Mais do que a quebra de recordes e obtenção de medalhas, os Jogos deste ano querem ser reconhecidos como aqueles que estabeleceram um novo padrão em relação ao Meio Ambiente.

O objetivo é reduzir pela metade a pegada de carbono dos Jogos, em relação às edições anteriores.

Para controlar seu impacto ambiental, Paris 2024 está aplicando a já conhecida abordagem ARO – evitar, reduzir e, depois, compensar (avoid, reduce, offset, em inglês) – e ainda introduziu duas etapas adicionais: prever as emissões e mobilizar ações aproveitando o apelo global dos Jogos.

Por exemplo, Paris está firmemente empenhada em se tornar a cidade mais sustentável da Europa, e sua estratégia para as Olimpíadas de 2024 reflete esse compromisso.

Dentre as ações,chamam atenção as ações do plano do Comitê Organizador que visam facilitar que os eventos olímpicos sejam todos acessados por transporte público, seja metrô, barco, ônibus e trens regionais.

A eletricidade nas arenas virá toda de fontes renováveis de energia, assim como também prometem a redução de 50% nas emissões de COem relação aos Jogos de Londres.

A estimativa é que, durante os Jogos, Paris receba pelo menos 10 milhões de visitantes. Certamente teremos números interessantes para comentar durante e após os eventos, para além das medalhas que vamos trazer para casa.